Blog - Minha Agenda Virtual

Configurando uma agenda simples

Vamos explicar como configurar uma agenda bem simples para a seguinte situação:

  • Atendimentos 50min de duração, com intervalo de 10min até o próximo atendimento;
  • Toda de segunda e terça-feira, das 14h às 18h, exceto em feriados;
  • Atendimento presencial em endereço fixo;
  • Agendamento com pelo menos um dia de antecedência;

Assumindo que você já cadastrou sua conta e fez o login na plataforma, acesse a página de configuração das agendas (no menu lateral, clique em Agenda e, depois, em Configuração).

Em seguida, clique no botão "Adicionar uma Agenda". Aparece um formulário com os detalhes de configuração da agenda. O primeiro passo é definir o nome da agenda. Você pode por exemplo usar o nome "Atendimento", ou um nome que tenha a ver com o tipo de serviço oferecido, como "Consulta Dr. X", "Aula do Prof. Y", "Aula de Treino Funcional", "Consultoria Básica", etc.

As demais configurações podem ser adaptadas, caso a caso, mas no nosso caso podemos prosseguir com as configurações padrão (que já estão prontas para atendimento presencial em endereço fixo!).

O passo seguinte é configurar serviços. Essa etapa não é necessária nesse exemplo simples. Você precisa configurar serviços diferente caso queira maiores detalhes sobre o que a pessoa quer agendar. Por exemplo, uma clínica poderia configurar como serviços: Consulta Nova, Retorno. Já um salão ou barbearia poderia configurar como serviço: Corte, Escova, Corte com Máquina, Penteado, etc.

Por fim, vamos configurar os horários e parâmetros de atendimento. A agenda já vem configurada em modo automático, então o único detalhe para configurar é a questão dos feriados. Precisamos marcar a opção para bloquear a agenda em feriados. Em seguida, o intervalo entre os agendamentos deve ser preenchido com 60 minutos (50 minutos do atendimento mais 10 minutos de intervalo até o próximo agendamento). A antecedência mínima de agendamento deve ser preenchida com 24 horas (1 dia inteiro antes). Já a antecedência máxima para agendamento podemos deixar em 7 dias. Isso significa que o cliente somente pode agendar uma data que esteja no máximo 7 dias para frente.

Finalmente, vamos configurar o horários de atendimento. Na segunda-feira, basta preencher a hora inicial como 14:00 e a hora final 18:00. Para a terça-feira, clicar no botão verde com o sinal de + para incluir um novo intervalo. Preencher também os horários como 14:00 e 18:00.

Pronto! A configuração da agenda está concluída. Na página de configuração vocês podem encontrar o link de agendamento que deve ser encaminhado para as pessoas fazerem o agendamento na sua agenda.